sábado, 24 de maio de 2008

Movimento Punk



A contestação contra o sistema de coisas tornou forma ideológica através do Punk.Com o visual fugindo dos padrões que a sociedade impõe através do modismo, mostrando sua revolta pelo corte de cabelo à moicano (ou cabelos espetados) coloridos, roupas velhas surradas (em oposição ao consumismo), jaquetas arrebitadas com frases de indignação às injustiças do Estado repressor e a atitude subversiva, se mostra o PUNK.Esse movimento não fica calado, acomodado, como a maioria dos jovens e o povo em geral, fazendo manifestações, panfletagens, boicotes, passeatas: mostrando sua cultura e seu repúdio a todas as formas de fascismo, nazismo e racismo, autoritarismo, sexismo e comando; vendo como solução a autogestão (ou seja anarquia) para a libertação dos povos, raças, homens e mulheres.Em palavras mais claras, autogestão seria a organização dos povos sem fronteiras nem lideranças autoritárias e partidárias, com plena igualdade, onde todos participariam da resolução dos problemas sociais. O punk também mostra sua cultura anticapitalista pelo FANZINE (jornal político-alternativo), pela música HARDCORE, som simples e direto, não comercializável, trazendo propostas políticas, seu comportamento livre e objetivo, fazendo com que o Punk NÃO SEJA UMA MODA e sim um modo de vida e pensamento.Atualmente o movimento atua com outros oprimidos grupos como: homossexuais, por achar que todos têm o direito de opção sexual sem ser discriminado; grupos de negros, feministas e outros grupos de atividades alternativas elibertárias.Também mantém ligação com outros punks do Brasil e mundo, levando a cultura internacionalista, não patriota.Saiba e conscientize-se que Punk não é bagunça, muito pelo contrário é um movimento cultural de luta e ação direta, de liberdade de expressão e de comportamento. O movimento que surgiu a quase duas décadas, como contestação, evoluiu e evolui até hoje...

Anarquia


Anarquia é uma palavra grega que significa literalmente "sem governo", isto é, o estado de um povo sem uma autoridade constituída. Antes que tal organização começasse a ser cogitada e desejada por toda uma classe de pensadores, ou se tonasse a meta de um movimento, que hoje é um dos fatores mais importantes do atual conflito social, a palavra "anarquia" foi usada universalmente para designar desordem e confusão.

Por que Anarquia?



Porque todos nasceram para ser livre, mas o princípio da autoridade contradiz isso. No sistema atual precisamos viver sob diversas leis, estas sempre dão vantagem para certa classe social. Todos somos iguais e portanto temos os mesmos direitos, ninguém vale mais que o outro. A democracia não nos garante isso. Além de vivermos sob um governo, ainda temos que enfrentar certos padrões sociais, onde percebemos a presença de muito preconceito. O sistema anarquista é a maneira de viver livre, do jeito que você realmente quer ser e que se sente melhor. Hoje todos são como marionetes: vivem sob os padrões impostos pelo governo e pela sociedade, seguindo leis, quase sempre injustas e que favorecem sempre certo grupo. Na democracia, há muita desigualdade social, onde os ricos tornam-se cada vez mais ricos, e os pobres, cada vez mais pobres. As classes altas só se preocupam com elas mesmas, não se preocupam com o povo e ainda fazem ilusão a estes. Eles passam uma imagem de felicidade, dizendo que tudo está certo . Muitos acabam achando que está tudo certo e aceitam tudo como está. O governo só quer dinheiro e poder, por isso o dinheiro hoje é a desgraça do mundo. É prefirível viver livre, na "desordem", do que viver preso, na disciplina.

Pun,anarquia...PQ???


Inicio dos anos 70, surgia um movimento formado por jovens contra um sistema que obrigava alguns padrões sociais.Como marca registrada: roupas sujas, rasgadas, botas tipo exercito com cadarços brancos ou vermelhos, pretos ou amarelos, moicanos, calças xadrez, etc.
Tudo isso não era por acaso, não era por que eles queria parecer mendigos, palhaços nem nada do tipo, tudo isso tinha um significado de ser.
Com algumas vestimentas eles queriam dizer:

Calça xadrez = o movimento não é palhaçada.

Calça xadrez apertada = homosexualismo não é palhaçada ( a verdadeira ideologia punk não tem preconceito a nada)

Moicano = algumas tribos que usavam moicanos apenas levantavam o moicano para irem para a guerra.

Alfinetes na orelha = Contra o aborto.Correntes com cadiados = contra a repressão.

Cadarço preto = anti-militarismo.
E outras tantas coisas que eu não sei ao certo o significado, mas tudo tem um significado.
Dai me vem uns boizinho que nasceu em berço de ouro e quer usar tudo isso porque acha legalbanalisaram uma ideologia, um movimento, um estilo de vida…
Moicano está suuuuuuper na moda, só que não sabem a responsabilidade que é levar um desse na cabeça.Dai mané morre espancado por um grupo de carecas otários e não sabe nem porque! Eu te digo por que, porque careca é tipo exterminador do futuro, os caras tem um cérebro de ameba e tudo tem que ser do jeito deles, se não, vai pro saco meu amigo, morreu por um ideal que você sequer sabia.